Web Site

Instituto i3G no ato inaugural da Cátedra UNESCO TECLIN

Por Angela Iara Zotti | 1 de julho de 2015

A Cátedra Unesco de Tecnologias Linguísticas (TECLIN), da Universidade Politécnica de Madri foi inaugurada no último dia 30 com a presença do Reitor da UPM, Carlos Conde e do ex-Diretor Geral da UNESCO, Frederico Mayor Zaragoza e o Diretor da Cátedra, professor Jesús Cardeñosa.

Membros da Cátedra UNESCO TECLIN - Espanha, Brasil, Argentina, Equador e Chile - auditório da UPM

Membros da Cátedra UNESCO TECLIN – Espanha, Brasil, Argentina, Equador e Chile – auditório da UPM

A Dra. Tânia Bueno foi a representante do Diretor Presidente do Instituto i3G, Wandergell Lins Fernades Leiroza nesta data tão marcante na história do i3G. O Instituto é um dos membros associados-fundadores, juntamente com as universidades latinoamericanas Universidad Técnica Particular de Loja (UTPL-Equador) e Universidad Católica de Temuco (UCT-Chile).

A Cátedra TECLIN centra suas atividades na Engenharia Linguística, educação na infância, analfabetismo, diversidade cultural, multiculturalidade e transferência de tecnologia. Em especial, em proteger as comunidades e idiomas em perigo de extinção. Para enfrentar este problema, segundo Cardeñosa, “será preciso unir muitas pessoas e tecnologias”. Para isso, além da Cátedra, foi criado o Master Internacional de Tecnologia Linguística da UPM.

A Cátedra então tem mais dois objetivos: transferência de tecnologia e desenvolvimento de aplicações sociais.

O Instituto i3G tem a honra de ser um dos membros fundadores e irá colaborar com sua expertise em inteligência artificial, ontologias e tecnologias de informação para as atividades de manutenção da Cátedra, além da expansão da rede de colaboradores no Brasil.

Foto: Professor Dr. Igor Boguslavsky, Dra. Carolina Gallardo Pérez e Jesús Cardeñosa (UPM-Espanha), Dr. Hugo Hoeschl e Dra. Tânia Bueno (i3G-Brasil), Engenheiro Nelson Piedra (UTPL-Equador), Decano Roberto Giordano Lerena (Universidad FASTA-Argentina) e Arturo Hernandez Salles (UCT-Chile).

 

Categoria: #Notícia

Tags: //

Sobre o autor(a):

Angela Iara Zotti

E-mail

iara.zotti@i3g.org.br

Veja o perfil completo do autor.

[ 1 ] Comentário

  1. Wandergell Leiroza disse:

    Parabéns nobre pesquisadora, Iara, que tem sempre contribuído com os demais membros do Instituto para o crescimento da produção científica do nosso país.
    abraços.

Deixe o seu comentário!